Passo a Passo – Visto Canadense

Bom, primeiramente devo dizer que ir pro Canadá dá trabalho.
– Primeiro que a maioria dos voôs fazem conexão nos Estados Unidos, ou seja, vai precisar tirar o visto para conexão (sinceramente é melhor tirar o de turismo logo porque o trabalho é quase o mesmo). Se achar uma passagem que não faça conexão por lá, por um preço digno, melhor ainda.
– Segundo que o visto Canadense é bem chatinho de tirar, pois os sites não ajudam e você tenta achar a informação correta e acaba se confundindo cada vez mais. Depois que você descobre tudo fica mais fácil, e eu descobri UFA!

Então vamos lá:

1º PASSO – FORMULÁRIOS
Você deverá preencher 4 formulários, que são eles:
IMM5257E – Application for Temporary Resident Visa

IMM5645E – Family Information

VAC CONSENT FORM

– DOCUMENT CHECKLIST

Para outros tipos de visto (Estudante, Trabalho ou Residente Permanente), basta consultar este link e entender que tipo de formulário deve preencher.

Eu tenho um manual de preenchimento que quem tiver com dificuldades pode entrar em contato comigo que eu envio 🙂

2º PASSO – DOCUMENTAÇÃO
Depois dos formulários preenchidos é hora de juntar a documentação necessária!
A. Formulários de visto preenchidos
B. Duas fotos no tamanho 3x5cm, em fundo branco (Pode ser tirada no VAC).
C. Passaporte atual com pelo menos 06 meses de validade no ato da solicitação de visto. Se tiver passaporte anterior com viagens e/ou vistos, enviar cópia do mesmo e dos vistos junto da documentação.
D. Cópia frente e verso do RG.
E. Comprovante de estudos no Brasil (Conclusão ou frequência) – pode ser cópia de diploma, certificado de conclusão, atestado de matrícula.
F. Comprovante de trabalho no Brasil – Carta original do empregador citando sua ocupação, desde quando está na empresa, atestando férias para realização da viagem ou licença. Outros documentos que podem comprovar este vínculo.
Empresários devem apresentar cópia do contrato social e última alteração, se houver. Profissionais liberais devem apresentar documentos comprobatórios de sua atividade no Brasil.

Documentação Financeira
A documentação financeira deve ser do requerente ao visto. O requerente pode também acrescentar documentos de um suporte financeiro (patrocinador da viagem) que pode ser pai, mãe ou parentes próximos como irmãos, avós, tios, etc. Deve-se também apresentar um patrocinador quando o requerente for menor de idade, for estudante ou se apresenta condições financeiras ainda insuficientes.

A. IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) – Deverá apresentar a declaração de Imposto de Renda completa com o Recibo da Entrega da declaração.
B. Comprovante de renda mensal (salário) – Deverá apresentar os 03 últimos comprovantes de renda mensal. Exemplo: holerite ou contracheque. No caso de empresários poderá ser cópia do pró-labore ou DECORE original. No caso de profissionais liberais, poderá ser comprovante de pagamentos para IRPF ou de recebimentos no extrato bancário.
C. Comprovante de recursos disponíveis em conta bancária – Deverá apresentar os recursos disponíveis nos últimos 90 dias (03 meses). Esses recursos podem estar em Conta corrente, Conta poupança ou investimentos de renda fixa. O valor a ser comprovado deverá garantir os valores do programa + passagens + no mínimo CND$ 1.500 por mês de estada no Canadá. Caso os valores de curso e passagens já tenham sido pagos, incluir cópias destes recibos. O consulado aceita investimentos, desde que não sejam ações nem previdência, ou fundos ligados a esses tipos.
D. Carta de responsabilidade financeira – Documento a ser apresentado caso o requerente inclua um suporte financeiro ou patrocinador de viagem. Deverá ser documento original, datado e assinado. Clique aqui para baixar um modelo.

 3º PASSO – PAGAMENTO DAS TAXAS
– A taxa deve ser paga no HSBC na boca do caixa em nome do Consulado Geral do Canadá. Os valores você encontra aqui.
– O recibo deve ser entregue no VAC junto com os documentos e não precisa marcar pra levar, basta aparecer lá de segunda a sexta até as 17h
– O VAC do Rio de Janeiro fica no Ed. Le Monde na AV. das Américas 3.500.
– Dá pra ir de carro e tem que estacionar no Valet do edifício (3° entrada).
– Lá eles vão cobrar uma taxas de serviço de acordo com sua necessidade.
-A Taxa de Serviço de Processamento de solicitação é obrigatória, e indico tirar foto por lá também. O valor destas taxas estão no link abaixo.
Taxas de Serviço VAC

Até a preencher formulários eles ajudam, mas também cobram, e caro.
Essas taxas devem ser pagas no VAC mesmo SOMENTE EM CARTÃO (Visa ou Master).

 4º PASSO – RETIRADA DO PASSAPORTE
Bom, depois de juntar toda essa documentação, ir ao VAC e pagar mil taxas, agora é só rezar. Em 10 dias úteis você terá a resposta se o visto foi consentido ou não através de um número que eles dão para checagem online, aí é só buscar ou pedir para enviar por correio.

Ele poderá ser de múltiplas entradas ou única entrada, e certamente terá a validade do seu passaporte. Dificilmente será recusado se mandou tudo direitinho. Se tiver o visto americano fica ainda mais fácil.

OUTRAS FORMAS DE TIRAR O VISTO
Também existem VACs em São Paulo e Brasília. Recomendo que quem não more em um dos locais citados que contrate um despachante. Existe também como tirar o visto online mas não acho seguro enviar documentos tão importantes por correio (MINHA opinião).

Ajudei? Espero que sim.
Qualquer dúvida podem entrar em contato comigo por aqui.Beijos :*

Posts Relacionados:
Passo a Passo Visto Americano

Anúncios

4 comentários sobre “Passo a Passo – Visto Canadense

  1. Didi!!!
    Boa tarde! Vc pode me enviar o manual de preenchimento?
    Eu acabei de tirar o visto americano, fui aprovado e só resta pegar o passaporte.
    Irei com minha esposa e filho, e como não domino o inglês não tenho muita facilidade no preenchimentos desses formulários!
    Grato.
    Luiz

    Curtir

    • Oi, tudo bom?
      Me passe seu e-mail para eu poder enviar o manual.
      Muito boa essa sensação de visto aprovado né? hahaha. lembro bem desse dia 🙂
      O manual para abrir precisa ter o adobe instalado na última versão e não abre em dispositivos da Apple. 🙂

      beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s